Publicidade

FoodTech expande operações para o Nordeste e espera crescimento de 50%

Salvador, Maceió, Recife e Fortaleza são as primeiras cidades a serem atendidas pela empresa

08/07/2024 às 01h13
Por: Cláudio Leite-Galego
Compartilhe:
FoodTech expande operações para o Nordeste e espera crescimento de 50%

ACOM encontra no Nordeste um novo mercado de trabalho

O Nordeste sempre se destacou como uma região vital para o Brasil, por sua rica cultura, história e economia. Além de ser um polo turístico de nível mundial, com um comércio gastronômico dinâmico que cresce em suas cidades.

Dados apresentados no National Restaurant Association Restaurant Show (NRA Show) 2023, o Brasil tem cerca de 1 milhão de operadores de Food Service, sendo 27% desse mercado encontrado na região. Além disso, o Nordeste recebe por ano, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mais de 17 milhões de turistas. De acordo com o Ministério do Turismo, 1 em cada 3 brasileiros pensa em viajar nas férias e 50% desse público tem como o destino a região nordestina. 

Diante de um cenário promissor, a ACOM Sistemas, desenvolvedora de tecnologia para o setor de Food Service, utilizou sua expertise para mapear oportunidades no Nordeste. A foodtech já está estabelecida no Sudeste, com forte presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além de atender clientes por todo o Brasil, também cuida de algumas operações no exterior.

“Essa região turística e gastronômica, composta por nove estados, apresenta múltiplas oportunidades de crescimento para a ACOM. Ao se aliar a parceiros locais, conseguimos penetrar de forma mais sólida nesse mercado”, explica Eduardo Ferreira, CCO da ACOM.

Com apoio da Abrasel, ACOM Sistemas organizou roteiro de visitas

Ferreira explica que, inicialmente, Salvador, Maceió, Recife e Fortaleza serão os pontos de partida para a expansão. Assim, sua equipe viajou para a região para identificar quais as necessidades específicas que o Food Service encontra nesses locais. As visitas e reuniões de negócios realizadas mostraram um mercado robusto e em crescimento.

Maceió, por exemplo, chamou a atenção pela presença de grandes grupos operacionais, revelando uma estrutura de mercado comparável à de cidades como São Paulo. Enquanto Salvador apresentou um mercado mais fragmentado, com diversas oportunidades ainda por explorar.

Com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a ACOM Sistemas planejou e participou de eventos que permitiram apresentar sua plataforma aos empreendedores  locais. Durante a análise de mercado, foi observado que uma das principais dificuldades do setor está nos "pontos de vendas" (PDV). Esses sistemas são essenciais para as operações diárias de bares e restaurantes, bem como para a gestão operacional.

"Notamos que, em Maceió, mesmo grandes comércios ainda não utilizam uma plataforma de ERP em suas retaguardas, gerando assim muitas oportunidades", cita Ferreira. 

Desafios e Estratégias

Nesta análise de mercado, a foodtech paranaense encontrou um desafio. Embora muitos estabelecimentos utilizem softwares, como PDV por exemplo, ainda dependem de métodos tradicionais de gestão do backoffice.

Desta forma, esse primeiro passo serviu para identificar oportunidades e apresentar as vantagens da solução tecnológica. O software de gestão, ERP EVEREST, é especializado no mercado do food service. Assim sendo, possui diversas funções integradas para facilitar a operação. Desde a integração com o PDV para controle das vendas, até gestão de estoque, engenharia de cardápios e processos financeiros. 

"Embora a tecnologia seja essencial, é a expertise humana que permite adaptar nossas soluções e conduzir uma mudança cultural em relação ao uso da tecnologia", destaca Eduardo. "Nosso objetivo é integrar progressivamente a tecnologia na gestão dos estabelecimentos", explica Ferreira.

Com base em suas estratégias e parcerias, a ACOM prevê um aumento de 25% nas vendas na região Nordeste ainda em 2024. E ainda tem expectativas de crescimento de até 50% da carteira de clientes no ano seguinte, contando também com a expansão em outras localidades  daquela região.

Eduardo Ferreira destaca: "A expansão da ACOM no Nordeste vai além de uma simples estratégia de crescimento. É um compromisso com a transformação do setor de Food Service por meio da tecnologia. Elevando a qualidade e eficiência dos serviços prestados e contribuindo significativamente para a evolução do mercado regional". 

Informações sobre a ACOM Sistemas acesse: https://acomsistemas.com.br/

Informações sobre o EVEREST acesse: https://everestfood.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias