Publicidade

Feira de Santana registra queda nos casos de HIV e Aids em 2024

Vanessa Sampaio, coordenadora do CSE, ponderou que apesar da redução no número de diagnósticos, a população deve sempre se manter em alerta.

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
04/12/2024 às 05h06 Atualizada em 04/12/2024 às 05h11
Feira de Santana registra queda nos casos de HIV e Aids em 2024

Até o início deste mês de dezembro, 316 novos casos de HIV e Aids foram diagnosticados em Feira de Santana, cerca de 20% a menos que o número registrado em todo o ano de 2023.

casos dengue
Foto: Gráfico

Vanessa Sampaio, coordenadora do Centro de Saúde Especializado (CSE), unidade de referência para o diagnóstico de HIV/Aids no município, afirmou em entrevista ao Acorda Cidade que o surgimento de novos diagnósticos é considerado estável. Quando a análise é feita de forma isolada, considerando os meses de maior incidência, os dados indicam uma queda.

mulher
“Chama a atenção que em determinados meses, em que intensificamos as testagens e conseguimos captar mais casos, notamos uma diminuição. Neste ano tivemos 65 casos de Aids e 251 de HIV. Comparando com o ano passado, foram 94 de Aids e 305 de HIV”.

A coordenadora destacou que pesquisas constantes sobre a doença e o vírus têm contribuído para reduzir os impactos pós-diagnóstico. Vanessa ressaltou que hoje uma pessoa com Aids/HIV pode levar uma vida normal, desde que siga os cuidados necessários, tome a medicação regularmente e mantenha o acompanhamento médico especializado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários