Publicidade

Saiba quais alimentos ajudam a regular seus hormônios

Nutricionista funcional explica como equilibrar a produção de testosterona, cortisol e dos hormônios do emagrecimento com a alimentação

28/09/2024 às 11h36
Por: Cláudio Leite-Galego
Compartilhe:
Saiba quais alimentos ajudam a regular seus hormônios

 

 

Os hormônios influenciam todas as atividades realizadas pelo organismo. “Tudo que o nosso corpo faz é regulado por hormônios. Então se você não dorme bem, se está ganhando peso sem motivo aparente, se anda irritado, estressado, sem libido ou com a imunidade baixa, saiba que tudo isso pode ter alguma ligação com a sua regulação hormonal”, comenta o nutricionista funcional responsável pela Growth Supplements, Diogo Cirico.
 
Por outro lado, os alimentos que consumimos influenciam diretamente o funcionamento do nosso corpo através da produção hormonal. “Eles fornecem os nutrientes necessários para todas as atividades do corpo, incluindo a produção hormonal. Por isso, podemos apontar para alguns alimentos e hormônios que possuem relação direta", afirma.
 
Hormônios e emagrecimento
Cirico fala sobre a importância da grelina e leptina, produzidos no organismo, na regulação da sensação de fome e apetite. Ele recomenda uma dieta rica em proteínas para regular esses hormônios, sugerindo fontes como frango, carne magra, laticínios desnatados, leguminosas, oleaginosas e cereais.
 

Hormônios influenciam sua vida em vários aspectos, o estresse é um deles
 
Controle do cortisol
O cortisol é hormônio inimigo de quem procura emagrecer e ganhar massa muscular. Ele é associado à perda de massa magra durante o processo de emagrecimento, gera a redução do tônus muscular e a flacidez, aspectos que nós não desejamos durante uma fase de emagrecimento. Para manter o cortisol sob controle, Cirico recomenda consumir 7 porções diárias de vegetais; incluir proteínas magras na dieta; evitar alimentos industrializados e álcool; garantir boas noites de sono e adotar estratégias para gerenciar o estresse do dia a dia. 
 
Força, volume muscular e libido
A testosterona, que é fundamental para características físicas tanto masculinas quanto femininas, como força e volume muscular, pode ter a sua produção otimizada com quatro elementos: dieta saudável; sem restrições calóricas severas; sem eliminar grupos alimentares por completo e consumindo alimentos ricos em zinco, como ostras, ovos, feijões, castanhas e nozes. 
 

Escolha bem os alimentos para estimular a produção hormonal
 
Hormônios do bem-estar e sono
Alimentos ricos em triptofano (peru, frango, ovos, leite) e cacau, que possui flavonoides, aumentam os níveis de endorfina, serotonina e melatonina, melhorando o bem-estar e a qualidade do sono. 
 
Saúde Reprodutiva
Uma dieta saudável ajuda a regular a produção de hormônios como testosterona e a progesterona, contribuindo para a saúde reprodutiva. Casais que buscam melhorar a saúde reprodutiva, devem ter uma dieta balanceada que inclua Vitamina D (óleos vegetais como azeite de oliva e oleaginosas); Vitamina C (frutas cítricas); Vitamina B6 (ovos, cereais integrais, grãos); Ácido fólico (vegetais de folhas verdes); Zinco (peixes e frutos do mar) e Cálcio (leite, derivados e vegetais verde-escuros).
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
AVC mata seis pessoas por hora no Brasil
Saúde Há 1 semana Em Saúde

AVC mata seis pessoas por hora no Brasil

À nível mundial, contribuição das altas temperaturas para problemas de saúde e morte precoce devido ao AVC aumentou 72% desde 1990; Rede Brasil AVC fala sobre o cenário
Outubro Rosa: Governo do Estado oferece 30 mil mamografias gratuitas para a prevenção ao câncer de mama
Outubro Rosa Há 1 semana Em Saúde

Outubro Rosa: Governo do Estado oferece 30 mil mamografias gratuitas para a prevenção ao câncer de mama

“Nosso governo tem feito um esforço enorme para regionalizar a saúde de alta complexidade e o enfrentamento do câncer de colo e do câncer de mama é uma das estratégias mais eficazes para proteger a vida das mulheres. Agradeço ao nosso governador Jerônimo Rodrigues e o parabenizo por esse empenho. São as policlínicas, os hospitais regionais e essa itinerância, através do maravilhoso programa 'Saúde Mais Perto', que já atendeu, no ano passado e neste ano, meio milhão de pessoas”, pontua a secretária Neusa Cadore.
Doação de órgãos: um ato de solidariedade que transforma vidas
Saúde Há 2 semanas Em Saúde

Doação de órgãos: um ato de solidariedade que transforma vidas

Já Iago Gama é morador de Jeremoabo, nasceu com uma má formação na bexiga e precisa passar por frequentes sessões de hemodiálise. O garoto também está na fila, aguardando por um rim há mais de um ano.
Idosos e pessoas com deficiência enfrentam fila quilométrica para marcação de exames no Hospital da Clínicas
CAOS Há 3 semanas Em Saúde

Idosos e pessoas com deficiência enfrentam fila quilométrica para marcação de exames no Hospital da Clínicas

A situação chamou a atenção por mostrar idosos, pessoas com deficiência e crianças aguardando para serem atendidas. Muitas das pessoas que ficaram na fila não conseguiram marcar nenhum tipo de exame.
Salvador, BA
25°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 26°

26° Sensação
6.22km/h Vento
86% Umidade
31% (0.37mm) Chance de chuva
05h10 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Sex 26° 25°
Sáb 27° 23°
Dom 26° 24°
Seg 26° 25°
Ter 26° 25°
Atualizado às 00h12
Lenium - Criar site de notícias