Segunda rodada da Pesquisa Quaest, encomendada pela TV Bahia e divulgada nesta terça-feira (17), mostra que o atual prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), mantém a liderança na disputa eleitoral, com 74% das intenções de voto. O índice é maior do que o apurado pelo instituto na primeira edição, em agosto, quando o candidato apresentou 66% das intenções de voto.
O segundo lugar na pesquisa é do candidato Geraldo Júnior (MDB), que aparece com 6% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ele aparecia com 9%. Kleber Rosa (PSOL) aparece na atual pesquisa com 4% das intenções de voto, mesmo percentual da primeira pesquisa. Geraldo Júnior, Kleber Rosa e Victor Marinho estão tecnicamente empatados na margem de erro.
Outros quatro candidatos estão na disputa. Victor Marinho (PSTU) aparece com 1%, mesmo percentual da primeira pesquisa. Giovani Damico (PCB), Eslane Paixão (UP) e Silvano Alves (PCO) não pontuaram. Todos tiveram 1% das intenções de votos na primeira pesquisa.
Os indecisos somaram 6% (eram 5% na pesquisa anterior). Outros nove porcento declararam votos brancos, nulos ou não vão votar, índice que era de 12% na primeira pesquisa.
Transformando em votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, Bruno atinge 87%. Em seguida estão Geraldo com 7% e Kleber com 4%. Outros somam 2%.
Veja os números da segunda rodada da Quaest
Bruno Reis (União Brasil): 74%
Geraldo Júnior (MDB): 6%
Kleber Rosa (PSOL): 4%
Victor Marinho (PSTU): 1%
Eslane Paixão (UP): não pontuaram
Giovani Damico (PCB): não pontuaram
Silvano Alves (PCO): não pontuaram
Indecisos: 6%
Branco/Nulo/Não vai votar: 9%
Os índices representam o cenário estimulado, em que os nomes são apresentados para os entrevistados.
Essa é a segunda de três pesquisas encomendadas pela Rede Bahia para o Instituto Quaest no primeiro turno. Foram ouvidas 900 pessoas com 16 anos ou mais.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BA-01787/2024.
Pesquisa espontânea
O Instituto Quaest também pesquisou a intenção espontânea de votos, quando nomes dos candidatos não são apresentados. Nesse cenário, Bruno Reis (União) cresceu de 29% para 47%.
Veja os resultados:
Bruno Reis (União Brasil): 47% (eram 29% na pesquisa anterior)
Geraldo Júnior (MDB): 3% (mesmo índice da pesquisa anterior)
Kleber Rosa (PSOL): 3% (1% na pesquisa anterior)
Giovani Damico (PCB): não pontuou nas duas pesquisas
Eslane Paixão (UP): não pontuou nas duas pesquisas
Silvano Alves (PCO): não pontuou nas duas pesquisas
Victor Marinho (PSTU): não pontuou nas duas pesquisas
Indecisos: 43% (eram 63% na pesquisa anterior)
Branco/Nulo/Não vai votar: 4% (mesmo índice da pesquisa anterior)
Mín. 23° Máx. 27°