Publicidade

Imortal Torres Cruz lança novo livro ‘A poesia da matemática’

Confira

09/09/2024 às 06h28 Atualizada em 13/09/2024 às 18h48
Por: Cláudio Leite-Galego
Compartilhe:
Imortal Torres Cruz lança novo livro ‘A poesia da matemática’

“de fato, uma festejada obra desde a concepção até os vários desdobramentos”. Taurino araújo, crítico literário

 

 

 

salvador

 

No próximo dia 12 de setembro, quinta-feira, das 17h às 20:30, o escritor Décio Torres Cruz, imortal da Academia de Letras da Bahia, cadeira 19, estará lançando seu novo livro de poemas, A poesia da matemática, publicado pela Caravana Grupo Editorial de Ouro Preto,na Livraria Vila Shopping Cidade de São Paulo —avenida Paulista 1230 (piso 3) Bela Vista, São Paulo, Capital.

Sobre o livro

Na escola, muitas vezes ouvimos alguém dizer que se dá bem com letras e palavras, mas não com números, ou vice-versa. É raro encontrar alunos que são ou foram bons nos componentes curriculares de português, literatura e matemática e que gostam ou gostavam dessas áreas sem distinção. Geralmente, elege-se a preferência por uma matéria em detrimento da outra. A função deste livro é exatamente demonstrar que letras e números convivem pacificamente e que há muito mais relação entre poesia e matemática do que sonha nossa filosofia dos números e das palavras.

A poesia da Matemática é composto de 46 poemas que abordam temas relacionados à Matemática. Dividido em 12 partes, cada uma destas divisões vem precedida de uma fotografia de autoria do próprio autor. Propositadamente não identificadas, as fotos convidam o leitor a entrar no jogo polissêmico e tentar descobrir a sua relação com algum elemento abordado nos poemas da seção.

O livro é destinado a todos que gostam de poesia e de matemática (ou que tiveram problemas com esta disciplina), àqueles que ainda se encontram na escola e também às pessoas que já concluíram seus estudos e estejam curiosos para saber como se estabelecem as relações entre estas duas áreas de conhecimento. De maneira lúdica e instigante, o livro contribui para um maior entendimento e interação com elas.

Em enquete feita pelo autor nas redes sociais antes do lançamento do livro, a maioria das pessoas demonstrou ter tido problemas na escola na sua relação com matemática, muitos deles atribuindo sua dificuldade aos professores e suas metodologias, ou seja, o modo como esse componente era ensinado. De forma lúdica, o livro pretende desmistificar a nossa relação com os números e seus conceitos.

Apesar de seu tema central ser dedicado às diversas facetas e divisões da matemática, de forma sutil, o livro questiona o machismo e o eurocentrismo atribuído às descobertas nesta área ao abordar, de modo sério e ao mesmo tempo jocoso, a história multicultural dos elementos que a compõem, a presença das mulheres nesta área (equivocadamente, sempre associada ao universo masculino), estabelecendo relações com outros temas e áreas transversais, como a dança, a música, a gramática, a filosofia e a literatura.

Como escreveu o editor Leonardo Costaneto na apresentação, “neste seu novo livro, Décio Torres Cruz irmana a beleza da palavra certa ao lirismo que há na matemática, com sua complexidade e história, o que talvez nos afaste dela por vezes, assim como da própria literatura, linguagem universal dos homens, que sonham e fabulam. […] E aqui temos, em A poesia da matemática, um passeio pelos jardins do mundo antigo que convida o novo a nele se misturar, na medida em que cruzamos a ponte dos milênios em direção ao divino que reside na literatura, na música, nas artes; na perfeição da matemática que eleva aos deuses. Aqui, no alto da Acrópole, diante do Partenon, obsto ante tanta beleza e sei que nada disso existiria somente pelas palavras, pois a matéria que ergue tanta maravilha foi tramada, antes, com números, números que viraram forma pela força do engenho dos homens. Aqui, em suma, presto reverência aos deuses e venho oferecer a eles algo precioso, a poesia de Décio Torres Cruz.”

Sobre o autor:


Décio Torres Cruz é escritor, crítico literário e professor. Membro da Academia de Letras da Bahia, cadeira 19, da Academia Contemporânea de Letras de São Paulo e da Casa do Poeta de Alagoinhas. É Ph.D. em literatura comparada pela StateUniversityof New York, com pós-doutorado em Londres, mestre em teoria da literatura, especialista em tradução e bacharel em letras (UFBA). Além de livros de contos e poemas, possui diversas publicações no Brasil, nos EUA, na Inglaterra, na Holanda e na Itália nas áreas de literatura, cinema, tradução, estudos culturais, pós-colonialismo e ensino de inglês. Autor, dentre outros, de Histórias roubadas (2022) e Paisagens interiores (2021). Dentre outros prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Stella Leonardos de Poesia da Academia Carioca de Letras (2023). Contribui com ensaios e artigos para o Caderno 2 do jornal A Tarde e possui a coluna literária “Entre prosa e verso” no portal Entretextos.

A poesia da Matemática está à venda no site da editora Caravana https://caravanagrupoeditorial.com.br/produto/a-poesia-da-matematica/

INTERAÇÕES RECENTES:

 

La Poesia de La Matemática foi um dos destaques da mesa sobre a variedade regional da literatura brasileira em promoção da Caburé Libros na capital dos “gardelitos”. O professor satirodiense foi um dos destaques do lançamento coletivo dos autores brasileiroseargentinos,unindo-seaeditora Caburé à Caravana, registrou o Tempo Presente de A TARDE, 28 de agosto de 2024;

 

A obra foi inicialmente lançada em Salvador no mês de maio deste, ano e também na Ciudad Autónoma de Buenos Aires, no mês de agosto. Muito ativo nas redes sociais e na cultura baiana, o imortal Décio Torres tem debatido A poesia da matemática, em diversos espaços, a exemplo do Tradicional Gabinete Português de leitura, no qual esteve em julho passado relançando o livro e proferindo aula magistral sobre a obra da portuguesa Teolinda Gersão conhecida no Brasil integrando uma programação dentro do projeto “Historart”, dando sequência ao já habitual incentivo às manifestações culturais.

O objetivo foi o de convidar a comunidade e a crítica literária especializada para apreciação de “notas sobre a literatura contemporânea em língua portuguesa”, destacando, desta vez, o trabalho de Décio Torres, crítico, professor e escritor nascido no município baiano de Sátiro Dias.

A aula apresentada por Décio Torres no Gabinete Português de leitura se encontra em livro publicado pela Universidade de Massuchessetts dedicado a Teolinda Gersão, organizado pelo Prof. Dr. José Ornelas e publicado na Revista "Portuguese Cultural Studies" desta universidade em 5 de março de 2024 Volume 8 • Issue 1 • Teolinda Gersão

VEJA O ARTIGO COMPLETO AQUI:https://openpublishing.library.umass.edu/p/article/id/2083/

Taurino Araújo, Soraya Araújo, Décio Torres e sua animada e atenta audiência no Gabinete Português de Leitura em Salvador.

O imortal Décio Torres Cruz, Cadeira 19 da Academia de Letras da Bahia


A escritora Teolinda Gersão


Décio Torres em Aula Magistral no templo da tradição lusófona: O Gabinete Português de Leitura, em Salvador.

 

 https://galegonoticias.com.br/envios/2024/09/13/8744345fa2b58eafb6f609e879470f70b725b927.pdf

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Estado tem 5.541 vagas de estágio abertas para estudantes de graduação; inscrições vão até 23 de outubro
Estágio Há 5 horas Em Geral

Estado tem 5.541 vagas de estágio abertas para estudantes de graduação; inscrições vão até 23 de outubro

“Eu sei o quanto é importante essa experiência para eles e tento tornar isso a melhor coisa possível, para que eles possam absorver o máximo de conteúdo, para que possam entender melhor o fluxo de informação, como funciona o nosso setor, o que a gente faz, como chega na ponta. Mas, eles também trazem o novo”, acrescentou o jornalista.
SAC Móvel em Salvador passa a emitir nova carteira de identidade
SAC Móvel Há 1 dia Em Geral

SAC Móvel em Salvador passa a emitir nova carteira de identidade

A coordenadora dos postos SAC Salvador e RMS, Cecília Pereira, destaca que a expectativa é disponibilizar, semanalmente, 500 horários agendados. “A rede SAC, como um todo, tem ampliado essa oferta do serviço. Nós estamos em dois Shoppings de Salvador, funcionando até às 21 horas. Aos sábados, também temos o atendimento estendido e, gradativamente, sendo expandido para todos os postos da rede aqui, na Bahia”, ressalta.
Bahia Filmes: Projeto de Lei que cria a primeira empresa estadual do audiovisual do Brasil é entregue à Alba
Bahia Sem Fome Há 2 dias Em Geral

Bahia Filmes: Projeto de Lei que cria a primeira empresa estadual do audiovisual do Brasil é entregue à Alba

Demanda histórica da sociedade civil e compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, iniciativa vai promover o desenvolvimento da atividade audiovisual no estado
Nova ligação viária reduz tempo de deslocamento entre Vila Laura, Rótula do Abacaxi e Av. Bonocô
Mobilidade Há 2 dias Em Geral

Nova ligação viária reduz tempo de deslocamento entre Vila Laura, Rótula do Abacaxi e Av. Bonocô

Filho do homenageado, o ex-vereador Cristóvão Ferreira Filho agradeceu em discurso. “Parabéns à cidade de Salvador, obrigado pela memória do meu pai”, disse.
Salvador, BA
25°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 26°

26° Sensação
6.22km/h Vento
86% Umidade
31% (0.37mm) Chance de chuva
05h10 Nascer do sol
05h30 Pôr do sol
Sex 26° 25°
Sáb 27° 23°
Dom 26° 24°
Seg 26° 25°
Ter 26° 25°
Atualizado às 00h12
Lenium - Criar site de notícias