Publicidade

Em Camaçari, SDE participa de lançamento da pedra fundamental da expansão da Knauf

Companhia promete reduzir em até 20% emissões de CO2 unidade baiana

11/08/2024 às 02h54
Por: Cláudio Leite-Galego
Compartilhe:
Em Camaçari, SDE participa de lançamento da pedra fundamental da expansão da Knauf
 
 
A Knauf do Brasil, líder global no setor de construção civil a seco, lançou, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na manhã desta quinta-feira (8), a pedra fundamental da expansão da unidade baiana. A companhia promete reduzir as emissões de CO2 na Bahia em até 20%, a partir da implantação de novos equipamentos na unidade da multinacional de Camaçari.
A fábrica, que completou dez anos no estado em junho deste ano, assinou protocolo de intenções com o governo baiano, no final de 2023, para a ampliação da unidade, que inclui a iniciativa sustentável. Com a expansão, a Knauf promete gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos na etapa de obras, e terá investimento de R$ 400 milhões. A previsão é de que o projeto esteja totalmente concluído até o primeiro trimestre de 2026.
Obras com drywall utilizam um sistema de construção a seco que elimina a necessidade de água, os materiais usados são 100% recicláveis, reduzindo o acúmulo de resíduos em aterros sanitários.
Na cerimônia, o CEO da Knauf do Brasil, Eduardo Eleuterio, destacou o viés de atenção ao meio ambiente e às pessoas, em consonância com a missão da empresa. “Nossa missão é 'Fazer do Amanhã um Lar para Todos' e isso significa agir com responsabilidade socioambiental, promovendo o desenvolvimento econômico, justiça social e a sustentabilidade. A Bahia foi uma escolha estratégica em razão de seu potencial de crescimento, levando em conta o impacto positivo a ser gerado para a comunidade local”, complementou.
De acordo com Angelo Almeida, secretário de Desenvolvimento Econômico, o Governo do Estado deseja consolidar políticas verdes, buscando atrair cada vez mais empresas como a Knauf, que se preocupem em atender a demanda ambiental. “Hoje, os acionistas de grandes empresas estão cobrando de seus diretores que contribuam com o planeta, com o combate às mudanças climáticas. E é nesse sentido que a Bahia está trabalhando para se tornar um estado verde. Esse é um compromisso de todo o time do governador Jerônimo Rodrigues”, declarou.
Cesar Lopez, CEO da Knauf na América Latina, lembrou em seu discurso que a população brasileira, de mais de 200 milhões de habitantes, é um enorme mercado em potencial para a indústria da construção a seco, destacando a preocupação do grupo Knauf com as pessoas, seus funcionários e sua segurança. “Nossas fábricas, essa de Camaçari, na Bahia, são motivo de orgulho, pela engenharia e garantia de qualidade em seus produtos”, frisou Lopez.
Além dos CEO Brasil, Eduardo Eleutério, e CEO América Latina, César Lopez, do Secretário Angelo Almeida, a cerimônia contou com as presenças da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Camaçari, Andrea Montenegro, representando o prefeito da cidade, Elinaldo Araujo.
Sobre a Knauf
A Knauf é líder mundial de mercado, com presença global em mais de 90 países, com mais 300 fábricas e mais de 40.000 colaboradores. Também possui mais de 80 fábricas de processamento de matérias-primas.
Em sua história, a Knauf já forneceu insumos equivalentes à construção de 6,9 milhões de habitações de interesse popular, fabricando e vendendo o equivalente a mais de 60 mil campos de futebol em placas de drywall.
As operações da Knauf no Brasil começaram em 1997, com a fábrica de Queimados, no Rio de Janeiro. Na Bahia, inaugurada em 2014, a planta de Camaçari emprega cerca de 250 pessoas e tem capacidade de produzir mais 20 milhões de m2 de drywall por ano.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Confira 5 dicas para evitar cair em golpe de empréstimos
Fique Ligado (a) Há 5 dias Em Economia

Confira 5 dicas para evitar cair em golpe de empréstimos

Especialista explica como identificar e se proteger contra ofertas falsas
Bahia apresenta oportunidades de investimento na mineração no estado, durante evento realizado em Minas Gerais
Investimentos Há 5 dias Em Economia

Bahia apresenta oportunidades de investimento na mineração no estado, durante evento realizado em Minas Gerais

“O mapa orienta os investimentos tanto no setor empresarial, quanto no setor de pesquisa, quanto no setor de políticas públicas”, disse. O governador ainda complementou destacando a importância do evento. O Ibram   nos coloca como a bola da vez no bom sentido. De que nós temos um potencial muito forte de explorar aquilo que até hoje a Bahia ainda tem. Ainda não explorou nas diversas frentes e eu tenho certeza que esse apoio, essa parceria, com o setor empresarial e com o Ibram e agora com o governo Lula, nós temos condições de nos colocar em uma posição estratégica”, disse.
Governo do Estado e Petrobras tornam público um dos maiores acordos de conversão de multas já realizado no país
Bahia Há 5 dias Em Economia

Governo do Estado e Petrobras tornam público um dos maiores acordos de conversão de multas já realizado no país

Do montante total do acordo, R$ 47 milhões foram destinados ao Fundo Estadual de Meio Ambiente e os demais recursos serão aplicados em projetos de cunho socioambiental na Baía de Todos os Santos; em saneamento ambiental; na consolidação de territórios protegidos e no fortalecimento da governança ambiental e controle social
Nova etapa do Pix vai permitir pagamento por aproximação; entenda como funciona
PIX Há 6 dias Em Economia

Nova etapa do Pix vai permitir pagamento por aproximação; entenda como funciona

O pix por aproximação é seguro?
Lenium - Criar site de notícias