Publicidade

TRE-BA leva atividades de capacitação para magistrados, servidores e jovens eleitores de Ilhéus e região

As ações itinerantes vão acontecer nos dias 15,16, 17 e 18 de julho

11/07/2024 às 16h22
Por: Cláudio Leite-Galego
Compartilhe:
TRE-BA leva atividades de capacitação para magistrados, servidores e jovens eleitores de Ilhéus e região

 

   

Depois de passar pela cidade de Vitória da Conquista, no mês de maio, as ações de capacitação e cidadania da Escola Judiciária da Bahia chegam a Ilhéus. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realiza, entre os dias 15 e 18 de julho, uma série de atividades voltadas para magistrados, servidores e também para os jovens eleitores.  

O início da programação contará com o projeto “Todas as Vozes", no dia 15 de julho, às 10h e 14h, na aldeia Itapuã, a 24 km do centro de Ilhéus. O “Todas as Vozes” tem como finalidade fomentar o debate sobre voto consciente, cidadania, processo eleitoral e representação dos povos originários na política partidária. “Esse é um dos esforços da escola judiciária eleitoral, em seu papel essencial na concretização dos objetivos fundamentais da nossa democracia, materializando a função educacional inerente à Justiça Eleitoral e reforçando a importância da participação política entre as comunidades indígenas, jovens estudantes e comunidades quilombolas”, afirma o diretor da EJE-BA, desembargador Moacyr Pitta Lima Filho. A ação também acontece no dia 18 de julho, na Escola Casa Familiar Rural de Igrapiúna, situada na rodovia Itubera Camamu, KM 10,BA 001, zona rural.

Partiu Mudar 

Na terça-feira (16/07) acontece o projeto “Partiu Mudar”, que trará discussões sobre democracia, sistemas políticos, combate à desinformação, dentre outros temas, voltados para a educação de jovens entre 14 e 17 anos de escolas públicas e privadas. A ação será realizada no período da manhã, na Escola Modelo, situada na Sétima Travessa da Avenida Roberto Santos, no bairro Malhado. No período da tarde, o projeto estará na Escola Estadual Nelson Schaum, localizada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, em Malhado. 

Ciclo de Debates 

Ainda na terça-feira (16/05), das 8h às 18h, a EJE-BA realizará o terceiro curso do Ciclo de Debates - Eleições 2024, abordando o tema ‘Prestação de Contas’ de forma presencial para servidores, magistrados de zonas eleitorais cujas sedes distam 150km de Ilhéus, e remotamente para outros magistrados de zonas eleitorais da região.  A modalidade presencial acontecerá no auditório da Faculdade de Ilhéus e será conduzida, no turno da manhã, pelo analista judiciário do TRE e doutor em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Josafá da Silva Coelho. No turno da tarde, o debate será realizado pelo analista judiciária do TRE do Paraná e Doutoranda e Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, Professora Patrícia Gasparro Sevilha Greco.

Eleitor do Futuro

No dia 17/05, entra em cena o Projeto Eleitor do Futuro com intuito de promover a educação para a cidadania para crianças e adolescentes. As ações serão direcionadas a estudantes do ensino fundamental (9º ao 1º ano), na escola SESI Adonias Filho, localizada na rodovia Jorge Amado, em Vila Cachoeira, de 8h às 10h. As atividades serão lideradas pelos servidores da Seção de Programas Institucionais da EJE-BA, Ludmila Rocha e Silas Gomes.

Confira a Programação

  • 15/07 - Todas as Vozes na Comunidade indígena Tupinambá às 10h e 14h
  • 16/07 - Partiu Mudar na Escola Modelo e Escola Estadual Nelson Schaum
  • 16/05 - Projeto Ciclo de Debates Eleições/ 2024: curso Prestação de Contas, direcionada a servidores e magistrados da Justiça Eleitoral no Auditório da Faculdade de Ilhéus das 8h às 18h
  • 17/07 - Eleitor do Futuro na Escola SESI das 8h às 10h
  • 18/07 - Todas as Vozes na Escola Casa Familiar Rural de Igrapiúna
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Limpurb leva atividades educativas sobre boas práticas sustentáveis para escolas de Salvador
LIMPURB Há 4 dias Em FAMOSOS

Limpurb leva atividades educativas sobre boas práticas sustentáveis para escolas de Salvador

Na Escola Marisol, a professora Ana Lúcia Ribeiro afirmou que é necessário reforçar os conhecimentos sobre os 5Rs (reduzir, reutilizar/reaproveitar, reciclar, repensar e recusar) para a criançada. “Todos os dias, aconselho os meus alunos a usarem esses 5Rs. Estamos na luta com eles para alcançarmos o nosso objetivo”, pontuou.
SEMPRE oferece cursos e palestra para pessoas com deficiência
Cursos Grátis Há 4 dias Em FAMOSOS

SEMPRE oferece cursos e palestra para pessoas com deficiência

“As atividades foram planejadas para oportunizar o acesso de pessoas com deficiência a capacitações e debates fundamentais para sua integração e desenvolvimento no mercado de trabalho e na sociedade em geral”, declarou Daiane Pina.
Prefeitura realiza operação de limpeza no Parque Lagoa dos Pássaros no Stiep
LIMPURB Há 6 dias Em FAMOSOS

Prefeitura realiza operação de limpeza no Parque Lagoa dos Pássaros no Stiep

Elenize Viana Velame, presidente desde 2014 da Associação de Moradores Arnaldo Lopes da Silva, elogiou o trabalho feito na área. “A Limpurb desempenha um trabalho fundamental, atuando com eficiência e comprometimento com o espaço público”, pontuou. 
Em fase final de conclusão, ligação viária entre BR-324 e Mata Escura passa por vistoria
Trânsito Há 1 semana Em FAMOSOS

Em fase final de conclusão, ligação viária entre BR-324 e Mata Escura passa por vistoria

Boa parte do trajeto já conta com pavimentação, sistema de drenagem, passeios, ponte e contenções de encostas concluídos. Cerca de 200 metros do trecho, apenas, passam por terraplanagem, serviço que será finalizado nos próximos dias para o acabamento da infraestrutura.
Lenium - Criar site de notícias