Publicidade

Moradores de Cajazeiras VIII e de Castelo Branco ganham novos espaços de lazer e esportes

Carla Alves, de 45, vive no local desde que nasceu e ficou feliz com a transformação proporcionada pela intervenção. “Aqui antes era um espaço que servia apenas como estacionamento de veículos, agora os meus filhos vão poder frequentar. Não temos tantos lugares de lazer aqui, então fico feliz em ter agora para a diversão dos meus filhos”, disse.

05/07/2024 às 13h15
Por: Cláudio Leite-Galego
Compartilhe:
 Fotos: Valter Pontes/ Secom
Fotos: Valter Pontes/ Secom
 
 
 
 
Os bairros de Cajazeiras VIII e de Castelo Branco ganharam espaços novos de lazer situados, respectivamente, na Rua Delmiro Gouveia e na Rua Brasília. Com opções para o entretenimento, prática esportiva e o cuidado com a saúde e bem-estar dos moradores, os novos equipamentos foram entregues, na noite desta quarta-feira (3), pelo prefeito Bruno Reis e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), Virgílio Daltro.
 
A Praça Pastor Jailton Catugy, em Cajazeiras VIII, ocupa uma área de, aproximadamente, 600 metros quadrados e dispõe de miniquadra, um conjunto de poltrona, seis conjuntos de mesas para jogos, banco pré-moldado, parque infantil, academia de ginástica e academia de saúde.
 
O prefeito ressaltou que 529 praças já foram inauguradas em três anos e meio e que 95% delas foram estão nos bairros mais carentes da cidade. “Essa praça trouxe felicidade para as crianças e para os adultos, porque agora há um espaço para jogar dominó e baralho. A galera da terceira idade também conta com um espaço para fazer atividades físicas. É uma praça que está para esses prédios aqui do setor A, assim como alguns condomínios contam com o playground para o lazer e a convivência social”, afirmou.
 
A nova miniquadra do bairro vai poder ser utilizada para a prática de esportes diversos, tais como o futebol, futebol de salão e os exercícios funcionais. No Parque Infantil, as crianças já se revezavam entre o cavalinho, a gangorra e o conjunto de amarelinha. O ambiente foi cercado com tubo galvanizado para dar mais segurança aos pequenos. Para o incentivo da prática esportiva, a Prefeitura, por meio da Desal, construiu uma academia de ginástica com prancha abdominal, barra paralela e barra de apoio.
 
Já a academia de saúde conta com simuladores de giro triplo, de esqui, de remada sentada, e de cavalgada. A área foi totalmente requalificada com guarda-corpo, construção de quiosques, implantação de grama sintética e pintura. Além disso, a iluminação foi renovada com a implantação de 11 luminárias em LED, dois projetores em LED, seis postes de fibra e a realização de obras de infraestrutura elétrica.
 
Moradora do bairro há um ano, Luciene Souza de Melo, de 40 anos, fez questão de ir ao local pela primeira vez com os seus filhos de 3 e 7 anos para ver como a praça ficou. “O que eu mais gostei foi da quadra e do parque, porque tem brinquedos para as crianças se divertirem. Eu sempre passei por aqui e nunca tinha visto a pracinha. Hoje eu passei, me chamou atenção, então trouxe os meus filhos para conhecer. Agora pretendo frequentar mais”, contou.
 
Carla Alves, de 45, vive no local desde que nasceu e ficou feliz com a transformação proporcionada pela intervenção. “Aqui antes era um espaço que servia apenas como estacionamento de veículos, agora os meus filhos vão poder frequentar. Não temos tantos lugares de lazer aqui, então fico feliz em ter agora para a diversão dos meus filhos”, disse.
 
Praça da Bica – Em Castelo Branco, a Praça da Bica compreende uma área de cerca de 2 mil metros quadrados e conta com mobiliários e equipamentos planejados para atender a todas as faixas etárias. Um dos atrativos que mais chamou a atenção dos moradores foi a quadra de futsal, já que as crianças e adolescentes antes precisavam se deslocar para bater o baba ou improvisar partidas na rua.
 
“Quando dizemos que estamos construindo uma nova Salvador, que transformamos esta cidade nos últimos anos, aqui está a prova do nosso trabalho. Graças a Deus e ao nosso trabalho, esta é a praça de número 529. Até o final do ano, teremos mais de 600 praças construídas ou reconstruídas”, afirmou Bruno Reis.
 
“Este é o único espaço de lazer da comunidade. Vejo a felicidade das crianças, das mães e dos pais, que praticamente não me deixaram andar até a Bica, pedindo para tirar fotos, agradecendo por este importante equipamento. Esta praça tem todos os equipamentos das melhores praças de Salvador”, acrescentou.
 
Para a interação e bate-papo da vizinhança, foram implantados um conjunto de mesa infantil, conjuntos de mesas para jogos e banco pré-moldado. Para as crianças, há um parque infantil completo com Casa do Tarzan, balanço em eucalipto, escorregadores, conjunto de amarelinha e um cercado em tubo galvanizado. O projeto Primeira Infância (de zero a seis anos) oferece ainda gangorra, túnel, escultura em forma de cobrinha e mais um conjunto de amarelinha e cercado, tudo pensado para o desenvolvimento e diversão dos pequenos.
 
Já os adultos, encontram na praça uma academia de ginástica para a prática de exercícios em equipamentos como pranchas abdominais, barra paralela, e barra de apoio. A área foi requalificada com a implantação de guarda-corpo, grama sintética e natural e serviços de pintura. Além disso, a iluminação foi reforçada no local, com a implantação de 33 luminárias em LED, sete projetores também em LED, 18 postes em fibra e a realização de obras de infraestrutura elétrica. O investimento total na obra foi de aproximadamente R$790 mil.
 
“Ficou muito bom, porque as crianças agora vão poder brincar e se divertir sem cair e se machucar, pois agora há brinquedos adequados para eles. Nossos filhos antes brincavam na lama, porque era uma quadra sem pavimento aqui e com esgoto por perto, agora ficou tudo lindo. Vai ser uma ótima opção de distração para a gente”, afirmou Ivanilza Santos, de 35 anos e há 15 morando no local.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias