Publicidade

Calendário esportivo de Salvador contempla maratonas, regatas e torneios poliesportivos para o biênio 2024-2025

Na terceira edição, a competição realizada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) em celebração à Independência do Brasil na Bahia aliou resistência e estratégia nas suas 12 horas de prova. Cerca de 800 atletas estiveram presentes no evento, realizado no Parque dos Ventos, na Boca do Rio.

04/07/2024 às 05h48
Por: Cláudio Leite-Galego
Compartilhe:
Foto: Igor Santos/Secom PMS
Foto: Igor Santos/Secom PMS
 
 
 
 
Entre o segundo semestre de 2024 e o início de 2025, Salvador receberá 17 grandes eventos esportivos, com o vento, asfalto e águas baianas sendo palco de grandes atletas do Brasil e do mundo. E a grande festa do esporte, dentro do Calendário de Turismo Esportivo, já teve início na última segunda-feira (1º) com a Ultramaratona da Independência, com provas de 2h, 6h e 12h, com competidores em provas solo ou por equipes - duplas, quartetos e sextetos.
 
Na terceira edição, a competição realizada pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) em celebração à Independência do Brasil na Bahia aliou resistência e estratégia nas suas 12 horas de prova. Cerca de 800 atletas estiveram presentes no evento, realizado no Parque dos Ventos, na Boca do Rio.
 
De acordo com o diretor-geral de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Felipe Lucas, a ampla grade de eventos no período tem o objetivo principal de movimentar a cidade na esfera esportiva, mas também fomentando ainda mais o turismo, geração de emprego e captação de renda nas diversas áreas envolvidas na programação. "Quando um atleta vem para Salvador, ele traz a família, traz público e aumenta a ocupação dos hotéis, movimenta bares e restaurantes. É uma turma que depois volta para passar férias e ainda divulga a nossa cidade. Salvador só tem a ganhar com esse calendário que projeta a capital baiana no Brasil e no exterior", destaca.
 
Atualmente, a capital baiana tem um sistema de incentivo ao esporte, a partir de programas específicos. "É uma caminhada que estamos trilhando para que o esporte seja, para nós, uma política pública efetiva. Então esse sistema engloba tanto o apoio aos atletas, a manutenção dos equipamentos e construção de novos espaços, além da atração de grandes eventos, do esporte e alto rendimento. É assim que vamos transformar Salvador na cidade do esporte", completa Lucas.
 
Ainda neste mês de julho, a capital baiana recebe o Tri On Camp, entre os dias 12 e 14, trazendo para a cidade uma experiência exclusiva em busca da melhoria do desempenho no Triathlon. O evento conta com os melhores profissionais da área em uma imersão completa, envolvendo teoria e prática, abordando corrida, natação e ciclismo, além de palestras, sessões práticas e orientações sobre biodinâmica, técnicas de natação em águas abertas e estratégias de corrida e ciclismo. Aulas práticas em circuitos no mar, corrida e ciclismo integram a programação.
 
Setembro e outubro – No dia 22 de setembro acontece a 6° edição da Maratona Salvador, que tem previsão para receber até 8 mil atletas vindos de mais de 300 cidades do Brasil. A edição contempla provas de 5 km, 10 km, 21 km (meia-maratona) e 42 km (maratona), onde os atletas contarão com uma mega estrutura de prova, além de uma área de lazer com muita música.
 
No mês de outubro, dois eventos integram o calendário. No dia 19 o Desafio Faróis, que tem a expectativa de inscrição entre 400 atletas. A prova contará com cinco modalidades desafiadoras: canoa havaiana, surfski, paddleboard, caiaque oceânico e stand up paddle.
 
Os atletas irão competir em uma das mais belas praias do Brasil, a orla de Salvador, que oferece uma combinação única de segurança e beleza, graças à geografia privilegiada. Com a largada da prova na icônica praia de Itapuã, os competidores percorrerão um trajeto deslumbrante até a chegada na praia do Porto da Barra.
 
Antes, entre os dias 7 e 12, acontece o Intermed Bahia. Considerado um dos maiores eventos poliesportivos, artísticos e festivos de atléticas do Norte e Nordeste, tem a expectativa de 1,8 mil atletas da área de medicina da Bahia para as competições, que englobam futsal, handebol, vôlei, basquete, xadrez, tênis de mesa, cheerleading, pôker, jiu-jitsu e natação. São, ao todo, 25 faculdades e 13 modalidades.
 
Dezembro – No dia 1° de dezembro, o Tri On Salvador inaugura os eventos de verão na cidade, em sua segunda edição, que deve trazer cerca de 500 atletas de todo o país, com largada prevista para ocorrer a partir do 2º Distrito Naval, no Comércio, com percurso na Baía de Todos-os-Santos, contando com três provas distintas: Super Sprint – 250 metros a 500 metros de nado, 6,5 km a 13 km de ciclismo e 1,5 km a 2 km de corrida; Sprint - 750 metros de nado, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida; e Standard – 1,5 km a nado, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.
 
Entre os dias 5 a 8 de dezembro, a Copa Bahia Internacional de Águas Abertas movimenta a Praia de Inema. Competição com a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em conjunto com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), reúne os maiores nomes do esporte do Brasil e convidados de mais de 10 países. Com provas de 2,5 km, 5 km, 7,5 km e 10 km nos dias 5 a 8, a competição busca reunir cerca de mil atletas nos quatro dias de evento. Na ocasião, serão disputadas também as finais do campeonato brasileiro, além da prova por seleções nacionais.
 
A Travessia Itaparica-Salvador encerra, entre os dias 21 e 22 de dezembro, o calendário esportivo 2024, com a tradicional competição em águas abertas. Além disso, a Travessia Itaparica-Salvador é a prova oficial do campeonato baiano de águas abertas e integra o calendário esportivo da Prefeitura de Salvador, sendo um dos mais importantes desafios do país.
 
O evento acontece após 11 etapas seletivas do concorrido campeonato baiano, onde apenas 200, dos quase mil atletas, estarão aptos a participar. Com largada na Praia de Gameleira em Itaparica e chegada no Porto da Barra, os atletas irão percorrer 12 km entre a ilha e o continente num desafio que, literalmente, para o tráfego de embarcações na segunda maior baía do mundo.
 
Terra e mar – O ano de 2025 tem início com a Corrida Sagrada, já no dia 16 de janeiro, ocorrendo durante uma das maiores festas religiosas do Brasil: a Lavagem do Bonfim. Com largada na Igreja da Conceição da Praia e chegada na Colina do Bonfim, em uma distância única de 6,8 Km.
 
Mais à frente, no dia 23 de março de 2025, acontece a Copa Nordeste de Triathlon, competição realizada pela Esporte Mundo em parceria com a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur). A iniciativa tem o objetivo de testar a resistência dos atletas e criar um ranking regional, destacando os melhores triatletas do Nordeste, fortalecendo assim a modalidade na região, proporcionando uma plataforma para os atletas elevarem seu desempenho e visibilidade.
 
No dia 30 de março de 2025, o Salvador 10 Milhas entra na sétima edição. O evento ocorre com duas largadas simultâneas: uma de 10 milhas (16,2 km), saindo do Rio Vermelho, e outra largada com saída da Cidade Baixa, da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, com percurso de 5 milhas (8,1 km). A expectativa é que a próxima edição do Salvador 10 Milhas conte com cerca de 3 mil atletas.
 
No mesmo período, entre os dias 29 e 30 de março de 2025, acontece a maratona aquática Ocean Man, prova criada na Espanha e destinada a nadadores amadores, a Ocean foi criada na Espanha e que contempla atletas vindos de 16 países, terá como palco a Baía de Todos-os-Santos. Salvador é a única cidade brasileira a receber a competição, se juntando às cidades de Lima (Peru), Phuket (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes), Ayia Napa (Chipre), Galápagos (Equador), Baía de Soma (Egito), Yucatán (México), Ibiza (Espanha), Palermo (Itália), Madeira (Portugal), San Andrés (Colômbia) e Rendang (Malásia).
 
O Triton World Series ocorre no dia 6 de abril de 2025. Trata-se de uma competição internacional de triatlo, onde Salvador vai receber a primeira etapa do Triton 1 no Brasil. O evento será realizado na orla e terá três modalidades separadas, com natação, ciclismo e corrida.
 
Na aba de eventos de esporte náutico, a capital baiana recebe a Regata Aratu-Maragojipe, que este ano completa 55 anos de existência, e acontece nos dias 23 e 24 de agosto. Em seguida, é a vez da 47ª Regata da Primavera, no feriado de 12 de outubro. Mais à frente, o Rally Náutico Salvador-Recife 2024 acontece no dia 11 de setembro.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias