Publicidade

Embasa celebra marca de 800 mil mudas doadas em 13 viveiros educadores distribuídos pela Bahia

Siga:@galegonoticia no Instagram

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
05/06/2025 às 00h16
Embasa celebra marca de 800 mil mudas doadas em 13 viveiros educadores distribuídos pela Bahia

 

Na Semana do Meio Ambiente, projeto intensifica atividades educativas como visitas guiadas, plantios e doações de mudas em parceria com prefeituras, escolas, ONGs 

Na Semana do Meio Ambiente, a Embasa celebra o trabalho do projeto Viveiro Educador que atua, desde 2017, na preservação da biodiversidade, reflorestamento de áreas degradadas e proteção de nascentes e mananciais. Nos viveiros são produzidas para o plantio dezenas de espécies vegetais como ipê, aroeira, jenipapo e caju - que ajudam a restaurar biomas como a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica, em diferentes partes da Bahia. 

Diversas ações estão sendo desenvolvidas nesta semana por todo estado através do projeto, como distribuição de mudas, palestras, oficinas, feiras ambientais e visitas de estudantes. Em Mucuri, cerca de 1.200 mudas serão doadas para secretarias de meio ambiente de municípios vizinhos; plantio de árvores na principal avenida da cidade; participação em feiras e recebimento de estudantes no viveiro. Além disso, será inaugurado um mini viveiro dentro da creche Municipal Vovó Marieta, onde as crianças de 2 a 5 anos cuidarão das espécies recebidas. 

“Nós já iniciamos aulas de meio ambiente com as crianças da creche. Elas recebem as mudas e são ensinadas a cuidar das plantas, regando diariamente, para no dia da árvore, em setembro, plantarmos árvores na instituição. A cada 15 dias equipes da Embasa irão até a creche para realizar manutenção do mini viveiro. Além de estarmos plantando uma consciência ambiental no início da vida dessas crianças, as árvores têm papel importante para arborização do local e formação de sombras para os alunos”, explica o gerente do escritório local da Embasa em Mucuri, Rafael Fernandes.

O Viveiro de Feira de Santana, reinaugurado recentemente, está recebendo nesta semana visita de grupos de estudantes de escolas públicas e privadas, para conhecer o funcionamento do espaço e participar de uma série de atividades educativas e lúdicas, como jogo da memória, roleta do conhecimento e passa ou repassa, trazendo conteúdos voltados para a preservação ambiental. 

Anne Gabriele, aluna do 4º do ensino fundamental, participou da visita ao viveiro da cidade, falou do entusiasmo de ter conhecido várias espécies vegetais como pau-brasil. “Gostei muito de ver as plantinhas e das brincadeiras que fizeram com a gente. O cuidado com o meio ambiente é muito importante para ajuda o planeta terra”, conta a estudante. 

O projeto possui 13 pontos de cultivo de diversas espécies vegetais frutíferas e ornamentais no interior da Bahia, em cidades como Lençóis, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Cada viveiro possui capacidade de produção anual de até 30 mil mudas e juntos já produziram mais de 800 mil desde o início das atividades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Emprego Há 6 dias

Simm oferece 286 vagas para segunda-feira (9)

Siga:@galegonoticia no Instagram

Salvador Há 6 dias

Em parceria com o Tamar, Prefeitura implanta iluminação especial nas áreas de desova de tartarugas marinhas em Salvador

Siga:@galegonoticia no Instagram

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS
Geral Há 6 dias

Cras Castelo Branco realiza ação especial com grávidas e mães de recém-nascidos assistidas pela Prefeitura

Enquanto retocava a maquiagem para a sessão de fotos, Caroline Santos, 29 anos e grávida de 36 semanas, agradeceu a oportunidade de registrar a gestação. “Minha gravidez está sendo difícil e ainda não tinha feito uma foto sequer. Hoje, finalmente terei uma imagem do bebê ainda na barriga”, disse emocionada.

Foto: Divulgação
Cinematografia Há 6 dias

SalCine abre inscrições para oficina gratuita de direção cinematográfica

O encontro será um espaço de troca, escuta e prática, que busca mostrar como desempenhar o papel da direção na realização cinematográfica, em especial, voltado para os cuidados na decupagem e construção de imaginários de personagens negros. Também será uma chance de refletir sobre como construir um filme a partir de escolhas conscientes e transformar ideias em linguagem audiovisual.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Meio Ambiente Há 6 dias

Meio Ambiente: Prefeitura promove 8ª edição de Feira Agroecológica no Comércio

Para o indígena Jacarandá do povo Tupinambá de Oliveira, o momento também foi uma oportunidade de expor um pouco da cultura do seu povo. “Salvador é um território indígena e nós estamos aqui mostrando a nossa cultura nesta feira.