Publicidade

Prefeitura apresenta potencialidades da Baía de Todos-os-Santos no 1º Fórum Náutico Internacional da ANB

Presente no evento, o diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, chamou a atenção para o enorme potencial turístico e econômico da Baía de Todos-os-Santos, que também banha outras cidades, além da capital baiana. “A gente não pode esquecer essa transversalidade, a Baía de Todos-os-Santos não é apenas de Salvador, a gente tem irmãos.

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
31/05/2025 às 10h51
Prefeitura apresenta potencialidades da Baía de Todos-os-Santos no 1º Fórum Náutico Internacional da ANB
Fotos: Jefferson Peixoto/Secom PMS

 

 

 

 

 

As potencialidades da Baía de Todos-os-Santos, considerada a segunda maior baía navegável do mundo, foram apresentadas a autoridades locais e internacionais durante o 1º Fórum Náutico Internacional da Associação Náutica da Bahia (ANB), que está sendo realizado nesta sexta-feira (30), no imóvel onde funcionou a Faculdade Unidompedro, no Comércio. O evento foi realizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria do Mar, em parceria com a Confraria Europeia da Vela (CEV) e a Associação Galega de Atividades Náuticas (AGAN+).

 

Após a composição da mesa com representantes da Prefeitura de Salvador, Espanha, Portugal e da Marina do Brasil, a secretária do Mar, Maria Eduarda Lomanto, fez uma explanação sobre ações sustentáveis já adotadas para o desenvolvimento do setor náutico na Baía de Todos-os-Santos e apresentou projetos que estão em fase de elaboração. Durante o discurso, a gestora pontuou iniciativas criadas em Salvador com foco na geração de infraestrutura e oferta de serviços náuticos.

 

Participantes do encontro puderam entender como funciona o SAC Náutico, o Comitê Náutico e o trabalho feito por clubes e marinas da capital baiana. Também entraram em pauta os roteiros e atividades turísticas, a exemplo dos passeios náuticos, a instalação do Parque Marinho da Barra e dos pontos de observação das baleias jubarte. Maria Eduarda destacou ainda a realização de grandes eventos náuticos em Salvador, como o Salão Náutico Internacional e competições esportivas.

 

“Trazer Salvador para o protagonismo da economia do mar é uma grande responsabilidade. Com a chegada da Secretaria do Mar, criamos um ambiente de relacionamento institucional para desenvolvimento de negócios e desenvolvimento social na nossa cidade. Está claro para nós que o setor náutico, a economia do mar, hoje é uma grande matriz econômica de Salvador”, pontuou a secretária.

 

Potencial – Entre os novos projetos apresentados pela secretária do Mar estão a elaboração do Plano de Comunicação da Baía de Todos-os-Santos, ações de incentivo a eventos náuticos internacionais, criação da Escola de Vela, iniciativas de desenvolvimento nas ilhas, qualificação de mão de obra, projeto Segurança da Praia, a criação de uma Marina Municipal, limpeza do canal da Ribeira, ordenamento costeiro e a elaboração de novos roteiros de navegação.

 

“Temos responsabilidades gigantes, muita coisa já sendo realizada, e sabemos dos desafios de projetos estruturantes que vamos desenvolver”, salientou Maria Eduarda Lomanto. A gestora reforçou ainda a importância estratégica do evento, com o intuito de que Salvador seja reconhecida como a capital da Amazônia Azul.

 

Presente no evento, o diretor de Turismo de Salvador, Gegê Magalhães, chamou a atenção para o enorme potencial turístico e econômico da Baía de Todos-os-Santos, que também banha outras cidades, além da capital baiana. “A gente não pode esquecer essa transversalidade, a Baía de Todos-os-Santos não é apenas de Salvador, a gente tem irmãos. A ideia hoje aqui é discutir a importância de um trabalho conjunto, para que a gente tenha êxito na exploração total da Baía, seja aqui na costa de Salvador como também nas outras cidades que englobam a região”, considerou Magalhães.

 

O presidente da ANB, Santiago Campo, destacou a importância da interação entre o poder público e a iniciativa privada. “Fica evidente a importância de não só envolvermos o público, mas também trazer a iniciativa privada para a responsabilidade. Tudo com total apoio da Prefeitura”, afirmou.

 

Convênio – Na programação do Fórum estão previstas explanações de painéis sobre os seguintes temas: “Lei da Economia do Mar”, “Estratégias, Segurança e Economia para o Oceano Atlântico”, “Amazônia Azul”, “Estratégias Militares e Econômicas do Atlântico”, “Infraestrutura Portuária da Bahia”, “Cultura Náutica – Confraria Europeia da vela e seus Objetivos”, “Políticas Públicas Sustentáveis para o Desenvolvimento do Turismo, da Gastronomia e do Turismo Religioso, entre outros debates.

 

Para o diretor de relações institucionais da Associação Náutica da Bahia (ANB), Marcelo Fróes, as discussões e trocas de experiências vividas durante o Fórum são extremamente promissoras para a economia do mar da Bahia. “Temos aqui profissionais qualificados da Espanha e de Portugal. Pessoas com expertise forte nesse segmento náutico, com um histórico de sucesso na realização de diversas ações voltadas para o desenvolvimento. Estamos fazendo um intercâmbio muito importante, mostrando o que nós temos hoje de realidade no segmento náutico, na economia do mar, e eles trazendo o que é que eles têm de experiência nesse sentido”, pontuou.

 

Sobre a assinatura do Convênio ANB/CEV/AGAN+, prevista para encerrar a programação do Fórum, Froes explica que as diretrizes da carta de compromisso já começaram a ser cumpridas desde as ações para elaboração do Fórum. “Firmamos essa parceria desde o processo de negociação para a realização do evento em Salvador. Mas, logicamente, com o fórum, a gente dá o primeiro passo para que isso se estreite ainda mais e que a gente possa consolidar futuras e duradouras parcerias”, considerou.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Emprego Há 6 dias

Simm oferece 286 vagas para segunda-feira (9)

Siga:@galegonoticia no Instagram

Salvador Há 6 dias

Em parceria com o Tamar, Prefeitura implanta iluminação especial nas áreas de desova de tartarugas marinhas em Salvador

Siga:@galegonoticia no Instagram

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS
Geral Há 6 dias

Cras Castelo Branco realiza ação especial com grávidas e mães de recém-nascidos assistidas pela Prefeitura

Enquanto retocava a maquiagem para a sessão de fotos, Caroline Santos, 29 anos e grávida de 36 semanas, agradeceu a oportunidade de registrar a gestação. “Minha gravidez está sendo difícil e ainda não tinha feito uma foto sequer. Hoje, finalmente terei uma imagem do bebê ainda na barriga”, disse emocionada.

Foto: Divulgação
Cinematografia Há 6 dias

SalCine abre inscrições para oficina gratuita de direção cinematográfica

O encontro será um espaço de troca, escuta e prática, que busca mostrar como desempenhar o papel da direção na realização cinematográfica, em especial, voltado para os cuidados na decupagem e construção de imaginários de personagens negros. Também será uma chance de refletir sobre como construir um filme a partir de escolhas conscientes e transformar ideias em linguagem audiovisual.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Meio Ambiente Há 6 dias

Meio Ambiente: Prefeitura promove 8ª edição de Feira Agroecológica no Comércio

Para o indígena Jacarandá do povo Tupinambá de Oliveira, o momento também foi uma oportunidade de expor um pouco da cultura do seu povo. “Salvador é um território indígena e nós estamos aqui mostrando a nossa cultura nesta feira.