Publicidade

Defesa Civil Alerta será lançado em junho no Nordeste

Siga:@galegonoticia no Instagram

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
22/05/2025 às 05h41
Defesa Civil Alerta será lançado em junho no Nordeste
Secretário Valder Ribeiro durante painel na 26ª Marcha Brasília em Defesa dos Municípios (Foto: Yasmin Fonseca/MIDR)

 

 

Durante marcha dos prefeitos, secretário executivo do MIDR reforçou importância da capacitação municipal para resposta rápida a desastres
 

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) vai lançar, no início de junho, a operação do sistema Defesa Civil Alerta nos estados e municípios da região Nordeste. O objetivo é fortalecer a prevenção e a resposta a desastres naturais, reduzindo danos e salvando vidas. O anúncio foi feito pelo secretário executivo do MIDR, Valder Ribeiro, durante o painel COP30: Federalismo Climático e Prevenção de Desastres, realizado na 26ª Marcha Brasília em Defesa dos Municípios.
 

“Como forma de prevenção a desastres, nos próximos 15 dias devemos implementar o Defesa Civil Alerta, um sistema de avisos antecipado, no Nordeste. As capacitações nas regiões Centro-Oeste e Norte já começaram, então logo o sistema estará implementado em todo o país”, afirmou o secretário. Ele também alertou para a urgência de qualificar as equipes das Defesas Civis municipais que lidam diretamente com situações de emergência e ressaltou que a prevenção é o caminho mais eficaz para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos.
 

“A gente precisa trabalhar a prevenção. Muitas vezes, quando procuramos o município, ele não tem nem conhecimento do uso da ferramenta do S2ID”, afirmou o secretário, em referência ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma na qual estados e municípios podem solicitar o reconhecimento federal de situação de emergência ou calamidade pública.
 

Atualmente, cerca de 45% dos municípios brasileiros não acessam o S2ID, o que dificulta o acionamento de medidas federais de apoio em momentos críticos. Para ajudar a reverter esse cenário, o MIDR disponibiliza 38 cursos gratuitos na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), voltados à capacitação de agentes locais em temas como gestão de riscos, resposta a desastres e reconstrução.
 

Desastres mais severos

O secretário também lembrou que os desastres naturais têm se tornado mais frequentes e severos, especialmente em decorrência das mudanças climáticas. Em 2023, por exemplo, o MIDR reconheceu a estiagem histórica no Rio Grande do Sul, com mais de R$ 600 milhões em recursos federais liberados para ações emergenciais. Em 2024, o mesmo estado enfrentou uma das maiores enchentes da história do país, e já foram destinados mais de R$ 2,6 bilhões para atendimento à população, reconstrução de infraestrutura e ações de apoio. “A reconstrução é extremamente importante, não só a física, mas também da dignidade da população. Esse é um trabalho que fazemos de forma conjunta com os estados e os municípios”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Emprego Há 6 dias

Simm oferece 286 vagas para segunda-feira (9)

Siga:@galegonoticia no Instagram

Salvador Há 6 dias

Em parceria com o Tamar, Prefeitura implanta iluminação especial nas áreas de desova de tartarugas marinhas em Salvador

Siga:@galegonoticia no Instagram

Fotos: Lucas Moura/Secom PMS
Geral Há 6 dias

Cras Castelo Branco realiza ação especial com grávidas e mães de recém-nascidos assistidas pela Prefeitura

Enquanto retocava a maquiagem para a sessão de fotos, Caroline Santos, 29 anos e grávida de 36 semanas, agradeceu a oportunidade de registrar a gestação. “Minha gravidez está sendo difícil e ainda não tinha feito uma foto sequer. Hoje, finalmente terei uma imagem do bebê ainda na barriga”, disse emocionada.

Foto: Divulgação
Cinematografia Há 6 dias

SalCine abre inscrições para oficina gratuita de direção cinematográfica

O encontro será um espaço de troca, escuta e prática, que busca mostrar como desempenhar o papel da direção na realização cinematográfica, em especial, voltado para os cuidados na decupagem e construção de imaginários de personagens negros. Também será uma chance de refletir sobre como construir um filme a partir de escolhas conscientes e transformar ideias em linguagem audiovisual.

Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Meio Ambiente Há 6 dias

Meio Ambiente: Prefeitura promove 8ª edição de Feira Agroecológica no Comércio

Para o indígena Jacarandá do povo Tupinambá de Oliveira, o momento também foi uma oportunidade de expor um pouco da cultura do seu povo. “Salvador é um território indígena e nós estamos aqui mostrando a nossa cultura nesta feira.