Varejo online deve superar 16 milhões de pedidos este ano; especialista aponta estratégias para impulsionar as vendas no período
O Dia das Mães, considerada pelos varejistas como a data mais importante para o comércio no primeiro semestre, deve trazer impactos positivos para o e-commerce pelo sexto ano consecutivo. Segundo os dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão é de um crescimento de 14,5% em relação a 2024, o que representa R$ 9,7 bilhões em faturamento para o período.
A projeção também indica 16,7 milhões de pedidos durante o período – um aumento de 5% ao ano anterior. Além disso, o ticket médio deve subir 9%, alcançando R$ 579,51. No panorama geral, a estimativa é que, em 2025, o faturamento do e-commerce no Brasil ultrapasse R$ 234 bilhões, resultado 15% superior comparado ao ano anterior.
Para aproveitar o momento, os lojistas devem estar atentos às tendências de consumo. “O Dia das Mães é a segunda melhor do ano, atrás apenas do Natal, especialmente no ambiente digital. É o momento ideal para aplicar estratégias eficazes, entender o comportamento do consumidor e estabelecer relacionamentos duradouros, que possam se refletir nas próximas datas, como Dia dos Namorados e Dia dos Pais, por exemplo”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.
O executivo reforça ainda que além do preço, os consumidores buscam por mais vantagens na hora da compra. “Nesse sentido, as campanhas de retail media e os programas de benefícios podem ser grandes aliados das marcas”, completa.
Publicidade online como aliada
O retail media permite a criação de campanhas personalizadas alinhadas aos interesses dos consumidores. Já os programas de cashback e clubes de compras incentivam o retorno e fortalecem o vínculo com os clientes. Ao combinar essas práticas com as análises de comportamento, os lojistas podem explorar novas oportunidades de consumo.
Esparza aponta que “ferramentas como programas de fidelidade, opções de pagamento flexíveis e campanhas personalizadas – viabilizadas pelo retail media – são fundamentais para aprimorar a experiência de compra e fortalecer a conexão entre as marcas e os clientes. Essa abordagem atende às demandas imediatas e promove a fidelização, além de estabelecer relações de longo prazo e construir bases sólidas para o crescimento sustentável das empresas”, detalha.
Comportamento de compra do consumidor brasileiro
Para que as estratégias do varejo online sejam eficazes, é preciso ficar atento ao comportamento do consumidor brasileiro, que mostra:
"Para se destacar no mercado, os varejistas precisam identificar padrões e necessidades específicas dos consumidores, especialmente em datas como o Dia das Mães. Nessas ocasiões, o público tende a se planejar, buscando vantagens por meio de parcelamentos, programas de pontos e benefícios agregados em cada compra”, finaliza Esparza.
Sobre a Tenerity
A Tenerity é uma multinacional americana, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.