Publicidade

Tradição de presentear familiares com ovos de páscoa tem peso econômico importante

Siga:@galegonoticia no Instagram

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
18/04/2025 às 10h58
Tradição de presentear familiares com ovos de páscoa tem peso econômico importante

 

Fonte: Paula Sauer, professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM

Há algumas tradições que o consumidor não consegue fugir, como presentear familiares e amigos com ovos de chocolate na Páscoa. Para o varejo, é a terceira data mais rentável do ano, só ficando atrás do Natal e da Black Friday.

Paula Sauer, professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira da ESPM, explica que o custo dessa tradição é alto e movimenta todo o ecossistema econômico: “Só em 2024, a data movimentou mais de R$ 3 bilhões apenas em ovos de Páscoa, chocolates e produtos afins. O impacto é ainda maior quando se somam as vendas de peixes, bebidas, produtos decorativos e refeições em restaurantes, para as famílias que organizam ceias e cardápios para a Semana Santa.”

A produção de chocolates cresce cerca de 25% a 40% entre janeiro e março, preparando-se para a Páscoa, período que representa até 40% do faturamento anual para algumas marcas de chocolate. 

No entanto, o preço do cacau, causado pelas mudanças climáticas, tem feito empresas fabricantes mudarem suas rotas. Nos últimos dois anos, houve uma alta acumulada de 180% no mercado global. Paula, porém, explica que o impacto desse aumento tem sido contornado com algumas estratégias. “Muitas fabricantes estão optando pela redução do tamanho dos ovos de Páscoa e manutenção do preço, com o aumento do volume dos brindes mais baratos do que a quantidade de chocolate por ovo, além da redução da qualidade do chocolate utilizado. Essas táticas são chamadas de ‘reduflação’.”

A especialista está disponível para entrevistas sobre o tema.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Salvador e Curitiba. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários