Publicidade

A Cidade Somos Nós: programa amplia alcance na rede municipal de ensino de Salvador em 2025

Siga:@galegonoticia no Instagram

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
11/04/2025 às 05h43
A Cidade Somos Nós: programa amplia alcance na rede municipal de ensino de Salvador em 2025

 

 

 

A Controladoria Geral do Município (CGM), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), realizou, na noite da última terça-feira (8), o lançamento da nova edição do programa “A Cidade Somos Nós”, que foi apresentado para os gestores das unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento marcou o início das atividades do projeto em 2025 e reuniu representantes escolares para apresentação das ações e novidades previstas para este ano.

 

A iniciativa compõe um conjunto de ações educativas desenvolvidas junto aos alunos do EJA II, segmentos: TAP IV (correspondente ao 6º e 7º anos) e V (correspondente ao 8º e 9º anos). O objetivo é formar cidadãos atuantes, conscientes e comprometidos com a ética, a transparência pública e o controle social.

 

Durante o lançamento, a equipe da CGM apresentou os objetivos e as diretrizes pedagógicas do programa, e a importância do envolvimento dos gestores escolares para o sucesso das ações. Este ano, uma das principais novidades é a ampliação do público-alvo para os estudantes do TAP IV.

 

Além disso, a cartilha didática do programa — material fundamental para o desenvolvimento das atividades em sala — foi atualizada e contextualizada para os estudantes do EJA e será disponibilizada tanto em versão impressa quanto digital, promovendo maior acessibilidade e alcance.

 

Além disso, este ano tanto as atividades didáticas do programa, quanto a cartilha serão realizadas também com o uso da Plataforma Tecnológica Educacional AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, a qual disponibiliza diversos recursos para toda rede educacional municipal, entre os quais a gamificação das atividades de aprendizagens.

 

Funcionamento – O programa busca ampliar o entendimento dos estudantes sobre o funcionamento da administração pública, a finalidade dos órgãos governamentais e o direito de acesso à informação. Entre 2017 e 2024, mais de 14 mil alunos foram beneficiados com o programa, que se consolidou como uma importante ferramenta de promoção da cidadania ativa nas escolas públicas de Salvador.

 

O “A Cidade Somos Nós” segue fortalecendo a educação cidadã e estimulando o protagonismo estudantil nas escolas da rede municipal, reafirmando que a construção de uma cidade mais justa, ética e participativa começa com a informação e o engajamento de cada cidadão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários