Publicidade

O Festival de Rua está de volta!

Siga:@galegonoticia no Instagram

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
15/03/2025 às 03h44
O Festival de Rua está de volta!

 

Respeitável público, vai ter espetáculo! O Festival de Rua está de volta, em sua 18ª edição, de forma presencial, nas cidades de Salvador, Conceição do Almeida e Jequié. De 21 a 23 de março na Fábrica Cultural (Mercado IAÔ) no bairro da Ribeira, em Salvador, de 25 a 26 de março em Conceição do Almeida, na Praça da Matriz e de 28 a 29 de março na Praça Rui Barbosa,  em Jequié. Celebrando a arte em suas mais diversas formas, o Festival de Rua retorna com seus espetáculos de música, dança, circo, teatro e artes visuais, totalmente gratuitos, realizados ali, nas ruas, cara a cara, coração a coração, com o público, das .

O Festival de Rua tem direção artística e curadoria de Bernard M. Snyder e curadoria, direção geral e produção de Selma Santos. Apoio das Prefeituras de Salvador, Conceição do Almeida e Jequié; apoio Financeiro do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura - Governo do Estado da Bahia

Interatividade e colaboração são a marca do Festival

Desde a sua criação o Festival de Rua celebra a interação não apenas entre artistas e público, mas também entre os próprios artistas. Em 2025 a organização do Festival vai intensificar ainda mais a colaboração entre os grupos que participarão do evento, provenientes de 8 estados brasileiros e 8 países ao redor do mundo. As apresentações não serão apenas espetáculos, mas uma verdadeira troca cultural entre todos os envolvidos.

Além das apresentações de rua, o Festival contará com oficinas e workshops em várias áreas artísticas, oferecendo ao público a oportunidade de aprender de maneira prática, com destaque para a construção de instrumentos musicais com materiais reciclados, acrobacia, palhaçaria, dança e artes plásticas. Essas atividades são uma extensão do compromisso do Festival de Rua com o desenvolvimento artístico e cultural das comunidades locais.

Atrações da 18ª Edição do Festival de Rua 2025

Confira as atrações que prometem transformar as ruas de Salvador, Conceição do Almeida e Jequié em um palco vibrante de arte e emoção:

Balagan Circus (Circo - Argentina, Uruguai) - O Balagan Circus apresenta o espetáculo Excêntricos, uma mistura envolvente de circo, teatro, dança e humor, destinada a encantar pessoas de todas as idades. Com performances que incluem bambolês, malabarismo, mágica cômica e muito mais, o grupo promete divertir e emocionar o público.

Cumpadi Pêdo (Forró - Brasil, Bahia) - Palmeiron Andrade, sanfoneiro e cantor de forró autêntico, leva o público para uma verdadeira viagem musical pelo Nordeste, com o repertório de sua banda, Cumpadi Pêdo. Com 3 discos autorais lançados e uma trajetória de sucesso, Palmeiron e sua banda prometem contagiar todos com o forró genuíno da Bahia.

Espaço Núcleo de Circo (Oficina de Acrobacia - Brasil, Bahia, Chile, Argentina) - A oficina do Espaço Núcleo de Circo oferecerá aos participantes a oportunidade de aprender e praticar malabares, equilíbrios e acrobacias aéreas e de chão. Aberta para crianças, jovens e adultos, a atividade proporcionará uma experiência imersiva no universo circense.

Fireter (Performance Interativa - Bulgária) - Com uma bola gigante e dois atores em pernas de pau, a performance Fireter convida o público a interagir, explorar e brincar com essa esfera cheia de sons e histórias, enquanto Plamen e Rozaliya conduzem a apresentação com muita magia e improvisação.

Grupo Barlavento (Samba - Brasil, Bahia) - A alegria do Grupo Barlavento, o único a participar de todas as edições do Festival desde 2002, contagia o público com seu samba, convidando todos a dançar e cantar ao som do grupo. Com representações em festivais europeus, o Barlavento promete mais uma vez levar o samba da Bahia para o coração de todos os participantes.

Los Parces (Acrobacia - Suíça, Venezuela) - Los Parces é uma dupla de acrobatas que mistura dança e comédia física inspirada no breakdance de rua. Com um número dinâmico e cheio de humor, os artistas interagem com o público, criando um ambiente cômico e acrobático que promete arrancar muitas risadas.

Mamulengo Água de Cacimba (Teatro de Bonecos - Brasil, Pernambuco) - Com A Flor do Mamulengo, o grupo apresenta um espetáculo de teatro de bonecos que conta a história de Benedito, Joaninha e Dona Prazeres, personagens do cotidiano rural, com a música ao vivo dando vida à trama. A performance é uma verdadeira celebração da tradição do mamulengo pernambucano.

Nicol Mena e Felipe Reznik (Música e Dança Acrobática - Chile, Brasil, Rio de Janeiro) - A artista circense Nicol Mena e o músico Felipe Reznik criam uma performance interligada entre música ao vivo e dança acrobática, utilizando a panela de mão e o hulahoop. Uma apresentação única que mistura som, movimento e emoção.

Os Três Pedidos De Santo Antônio (Teatro - Brasil, Bahia) - Uma história cômica e cheia de emoções, Os Três Pedidos De Santo Antônio conta a jornada do jovem Nordeste em busca do coração de Rosinha, enfrentando o pai protetor da moça e as peripécias que surgem durante a história. Uma peça leve e divertida para todas as idades.

Palhaço Xuxu (Palhaçaria - Brasil, Paraíba) - Criado em 1978 por Luiz Carlos Vasconcelos, o Palhaço Xuxu é um personagem que acompanha seu criador em diversas apresentações, levando alegria às comunidades carentes e ao público geral, sempre com um toque de humor simples e verdadeiro.

Paolo Giancola Duo (Música Italiana - Itália) - Com seu virtuosismo no acordeão, Paolo Giancola, acompanhado de Vito Calefati no bandolim, apresenta um repertório clássico e folclórico da região de Puglia e do sul da Itália. A combinação de instrumentos e a energia do duo prometem envolver o público com a música italiana tradicional.

Pedro de Rosa Moraes e Hamilton Reis (Música - Brasil, Bahia) - Com um repertório que homenageia grandes mestres da música brasileira, Pedro de Rosa Moraes e Hamilton Reis apresentam o show Côres e Sons, um espetáculo que mistura canções de Cartola, Lupicínio Rodrigues e Luiz Melodia com o talento de dois dos mais respeitados músicos da Bahia.

Projeto Tela Livre (Artes Plásticas - Brasil, Bahia) - Projeto Tela Livre oferece uma experiência interativa de pintura coletiva, com a técnica de tinta acrílica sobre tela. Conduzido pelo artista Júnior Pituba, o projeto busca envolver crianças, jovens e adultos na criação de uma obra de arte pública, promovendo a criatividade e a expressão artística.

Samba da Capela (Samba de Roda - Brasil, Bahia) - Com o samba de roda, um dos maiores patrimônios imateriais do Brasil, o grupo Samba da Capela convida o público de Conceição do Almeida a dançar e celebrar as raízes do samba da Bahia, numa verdadeira imersão cultural.

Santa Víscera Teatro (Teatro - Brasil, São Paulo) - No espetáculo Teatro à la Carte, o público pode escolher as cenas que deseja assistir, tornando a experiência teatral mais interativa e personalizada. Com um repertório que vai desde O Pequeno Príncipe até As Aventuras do Capitão Tormenta, o grupo proporciona uma experiência única e divertida.

Serafina (Bolhas de Sabão - Brasil, Bahia) - A palhaça Serafina encantará o público com suas gigantescas bolhas de sabão, oferecendo aos participantes a oportunidade de entrar dentro das bolhas e viver uma experiência única e mágica.

Tábatta Iori (Show de Fogo - Brasil, Rondônia) - Com uma performance de pirofagia cheia de dança e capoeira de Angola, Tábatta Iori manipula, engole e cospe fogo, criando um espetáculo intenso e emocionante nas ruas.

Tova Snyder (Artes Plásticas - EUA) - A artista plástica nova-iorquina Tova Snyder convida jovens e adultos a se envolverem na criação de obras de arte pública durante o Festival, trazendo sua vasta experiência em murais e oficinas de arte.

Trio Madame Forró (Forró - França, Brasil, Bahia, Minas Gerais) - Com Delphine Picard no comando, o Trio Madame Forró traz um show vibrante de forró, conectando a França com o Brasil. O grupo inicia o evento com um aulão de forró, convidando o público a se envolver na dança e na energia contagiante do forró.

Varanda Teatro (Teatro Lambe-Lambe - Brasil, Goiás) - Com a peça Era Mar, o grupo propõe uma reflexão poética e sensorial sobre as mudanças climáticas, utilizando o Teatro Lambe-Lambe para criar uma experiência intimista e de conscientização ambiental.

Vitor Hamamoto (Dança - Brasil, Santa Catarina) - A apresentação de Vitor Hamamoto convida o público a uma reflexão profunda sobre o caos e o movimento, explorando as emoções humanas através da dança contemporânea.

Serviço:

O quê: Festival de Rua 2025

Salvador, na Fábrica Cultural, Mercado IAÔ, na Ribeira: 21 a 23 de março -  sexta e sábado das 19h às 22h e domingo - das 18h às 21h

Conceição do Almeida, na Praça Central : 25 e 26 de março - a partir das 19h

Jequié, na Praça Rui Barbosa: 28 e 29 de março - a partir das 19h

Entrada: Gratuita e aberta ao público de todas as idades

Programação: Shows de música, teatro, dança, acrobacia, palhaçaria, e oficinas de arte com grupos e artistas de 8 estados brasileiros e 8 países.

 

Mais informações:

https://www.festivalderua.com/

https://www.instagram.com/festivalderua/

https://www.facebook.com/festivalderuaba

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários