Publicidade

Em dia de Brown e Timbalada, foliões recebem atendimento gratuito de pintores corporais no Campo Grande

Siga:@galegonoticia no Instagram

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
03/03/2025 às 18h16
Em dia de Brown e Timbalada, foliões recebem atendimento gratuito de pintores corporais no Campo Grande

 

 

 

O circuito Osmar, no Campo Grande, foi palco de uma ação criativa durante a programação do Carnaval nesta segunda-feira (3). Pintores corporais, identificados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), pintaram os foliões de timbaleiros, transformando-os em verdadeiras obras de arte para seguirem o desfile de Carlinhos Brown e da Timbalada caracterizados.

 

A ação, que nesta segunda aconteceu exclusivamente no Campo Grande, foi uma homenagem ao artista e à banda, que popularizaram essas pinturas e tornaram o ato cultural em Salvador. Graças à iniciativa, os trios de Brown e do grupo timbaleiro, dono de incontáveis sucessos que embalaram inúmeros foliões nesses 40 anos do Axé Music, arrastaram um mar de foliões "devidamente trajados", dando um toque especial à festa.

 

Heloísa Caldeira, coordenadora do Receptivo Salvador, projeto que promove, além da pintura corporal, uma série de ações para os turistas e visitantes, destaca que a pintura é uma forma de expressão artística que tem uma carga muito forte e simbólica, com uma raiz na cultura afro-brasileira.

 

"O nosso Receptivo Salvador, que este ano está na terceira edição, trouxe essa novidade, que é divulgar mais ainda essa expressão que representa nossa cultura e ancestralidade, além do nosso respeito a essas tradições. Estamos fazendo esse grande movimento na rua com os pintores exatamente para poder levar essa imagem para o mundo. Hoje tem Brown e o arrastão da Timbalada e, por isso, estaremos presentes exclusivamente no Campo Grande para fomentar essa expressão cultural tão importante", disse.

 

O paulista Ivan Marcel, de 45 anos, conta que aproveitou a ação da Prefeitura para curtir o seu primeiro Carnaval em Salvador já com a tradicional pintura da Timbalada. O folião mora há mais de sete anos em Mallorca, na Espanha, e veio com a família se divertir na folia soteropolitana. “Essa ação é maravilhosa! Isso é cultura, é a identidade do Brasil. Super apoio essa iniciativa. Isso traz muito do que é a Bahia e a africanidade do nosso Brasil".

 

O soteropolitano Flávio Souza Pires, de 33 anos, também ficou animado ao saber da pintura. "É muito importante. Até para a gente mostrar um pouco da nossa cultura, da nossa ancestralidade. Isso é maravilhoso para nossa cidade. Além de Brown e Timbalada, vou poder curtir todas as atrações do Campo Grande, que é o melhor circuito, com a pintura que expressa a nossa identidade cultural", afirmou o folião.

 

Receptivo Salvador - Em seu terceiro Carnaval, o projeto realizado pela Secult promove uma série de ações para tornar a experiência de turistas ainda mais incrível. Entre as ações elaboradas, está o Receptivo Bilíngue, que fornece informações aos visitantes já nas portas de entrada de Salvador, como o aeroporto, porto e rodoviária.

 

Além disso, equipes que compõem o receptivo volante informam foliões por toda a cidade. Há também ações sendo realizadas em hotéis, pousadas e restaurantes, assim como em praias, pontos turísticos e nos circuitos oficiais, o Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra/Ondina) e Batatinha (Pelourinho).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários