Sucesso nos últimos carnavais, a linha C-10 (Lapa-Calabar) segue como a opção favorita dos foliões que desejam acessar o Circuito Dodô (Barra/Ondina) com mais comodidade e agilidade. Nos primeiros quatro dias de folia, cerca de 318 mil pessoas utilizaram o serviço. Além disso, foram registradas 8.040 viagens no período.
A linha C-10 conta com 74 veículos e opera gratuitamente, de maneira ininterrupta, até as 5h da manhã da Quarta-feira de Cinzas (05). O embarque ocorre na Estação da Lapa, na plataforma F, localizada no térreo, com desembarque na Avenida Centenário, próximo à entrada do Calabar.
A foliona Érica Fernanda, de 23 anos, destacou a grande oferta de veículos e a eficiência do transporte para chegar ao Circuito Barra/Ondina. Para ela, a experiência tem sido excelente. “A linha é maravilhosa, perfeita. A gente consegue fazer o deslocamento mais fácil. Como estão saindo vários ônibus, estamos economizando bastante tempo de deslocamento para o circuito”, avaliou.
Funcionária da Limpurb, a agente de limpeza Alana Verena, de 35 anos, destacou que a linha Barra-Calabar auxilia também os profissionais envolvidos na operação do Carnaval 2025. "Uma iniciativa muito boa. Esse ônibus gratuito mobiliza a população e facilita o acesso tanto para quem vai curtir quanto para quem vai trabalhar”, disse.
À frente da Secretaria de Mobilidade há um mês, Pablo Souza destacou a importância da linha na megaoperação de mobilidade montada pela Prefeitura para o maior Carnaval de rua do mundo.
"Reforçamos nosso compromisso com a mobilidade ao oferecer transporte gratuito com a linha Lapa-Calabar. Apenas esta atende mais de 500 mil pessoas durante os dias de folia. Essa iniciativa garante que milhares de foliões possam se deslocar com segurança e comodidade, fortalecendo a acessibilidade na maior festa de rua do mundo”, afirmou.
Avaliação positiva - Com intuito de garantir o bom funcionamento dos serviços ofertados pelo município e apontar possíveis pontos de melhorias, a Ouvidoria Geral tem realizado uma série de pesquisas nos circuitos e palcos do Carnaval de Salvador. Até o momento, 5.892 pessoas foram entrevistadas.
Na área de mobilidade, a pesquisa apontou que 92,4% do público considera o acesso aos circuitos bom/ótimo. O número representa 5.444 entrevistados. A organização do trânsito e dos pontos de ônibus, táxi, mototáxi e aplicativos também foram avaliadas positivamente com 87,1% e 87,9% de aprovação, respectivamente.