Publicidade

Centrais de reciclagem oferecem apoio aos catadores no Carnaval de Salvador 2025

Siga:@galegonoticia no Instagram

Cláudio Leite-Galego
Por: Cláudio Leite-Galego
03/03/2025 às 11h47 Atualizada em 03/03/2025 às 18h17
Centrais de reciclagem oferecem apoio aos catadores no Carnaval de Salvador 2025

 

 


Como forma de integrar a coleta seletiva de resíduos e geração de emprego e renda, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a Ambev estruturaram oito Centrais de Reciclagem das 11 centrais montadas pela Prefeitura nos principais circuitos do Carnaval de Salvador. As estruturas possuem estrutura completa (imóveis, armários, bebedouros, mesas, cadeiras, energia elétrica, ar condicionado, entre outros) e oito caminhões de coleta voltados para o transporte dos materiais recicláveis armazenados nas centrais.

 

Ainda constam nos locais sanitários químicos exclusivos para os cooperados e contêineres de banho nas adjacências dos circuitos oficiais. Os espaços dão apoio e dignidade a catadores como Selma Aquino, de 55 anos, que atua com reciclagem há dois anos e meio. “Briguei com a família, saí de casa, então esse (a reciclagem) foi um meio de sobrevivência. É um trabalho cansativo, mas legal, onde a gente conhece novas pessoas e também consegue se divertir”, declarou.

 

As cooperativas foram selecionadas através do modelo do chamamento público, específico para o Carnaval 2025 e promovido pela Prefeitura de Salvador. Cada cooperativa já recebeu o aporte financeiro oferecido pela patrocinadora Ambev para efetuar a logística da central e compra de equipamento de proteção individual (EPI) para uso durante as festividades.

“As Centrais de Reciclagem são um sucesso. Trabalhamos em conjunto com as instâncias públicas e privadas para ofertar um espaço que só dignifica o trabalho dedicado do catador. Além disso, as centrais só trazem benefícios para o Carnaval: mais geração de renda, economia circular e praticidade, tanto para os catadores quanto para as cooperativas”, pontua o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.

 

Cooperativas selecionadas através de chamamento público:

 

- Cooperativa de Reciclagem União Nazaré (CRUN);

- Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ecológicos do Paraguary (Cooperguary);

- Cooperativa dos Recicladores da Unidade de Canabrava (Cooperbrava);

- Federação das Cooperativas de Catadores do Estado da Bahia (Cata Bahia);

- Cooperativa dos Agentes Ambientais da Nova República (Canore);

- Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet);

- Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem Responsabilidade Ltda (Coopcicla);

- Cooperativa de Trabalho dos Recicladores da Unidade do Ogunjá (Bariri).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários