Área de pesquisa e desenvolvimento da logtech Infleet faz testes e simulações para que as tecnologias de gestão de frota, que incluem combate a acidentes e sinistros, deixem as soluções no ponto para serem utilizadas
De um laboratório de tecnologia em Salvador, estão sendo criadas e testadas inovações para salvar vidas no trânsito do Brasil. Trata-se da estrutura de pesquisa e desenvolvimento da Infleet, logtech que tem sede no Parque Tecnológico da Bahia e que atende frotistas de várias partes do país, das mais diversas atividades econômicas.
A startup desenvolve tecnologias para a gestão de frotas. São soluções que permitem controle automatizado e em tempo real de consumo de combustível, gastos de pneus, condições mecânicas dos veículos e comportamento de motoristas. Além de combater desperdícios e reduzir custos, os produtos da Infleet contribuem para evitar acidentes e outros sinistros.
A estrutura e a equipe do laboratório ainda são enxutas, mas de atuação minuciosa e testes robustos e eficientes. Fernando Frigo, analista de hardware, Everlin Rosas, trainee de hardware, e Vitória Lopes, estagiária de hardware, cuidam diretamente do laboratório.
Os testes ficam principalmente a cargo de Everlin, responsável pelos testes de campo, bancada e documentação das homologações; e também de Vitória Lopes, responsável pelas análises de níveis de sensibilidade e calibração dos hardwares.
Everlin explica, por exemplo, como é desenvolvido um teste recente para homologação de uma das soluções desenvolvidas pela Infleet, a videotelemetria. Esta consiste em um sistema de câmeras de monitoramento, com uso de inteligência artificial, que coleta dados de vídeo tanto do interior do veículo quanto dos arredores.
A câmera permite reduzir em mais de 80% comportamentos de distração na direção, diminuindo em 60% o número de sinistros. A solução fornece ao gestor de frota, em aplicativo na palma da mão, análises da condução dos motoristas e alertas de comportamentos de risco, evitando assim acidentes. Amplia, portanto, a segurança da frota e combate desgastes desnecessários, cortando desperdícios e despesas.
A técnica conta que cuidou pessoalmente dos testes para a calibragem precisa do sistema. Simulou situações como uso do celular ao volante, bocejos, breve fechar de olhos como em casos de sono, viradas laterais do rosto (aparentando distração), entre outros gestos incompatíveis com uma postura correta ao volante. Internamente.
As simulações foram feitas tanto com o carro parado quanto em movimento. “Há um espaço aqui no Parque Tecnológico em que, com segurança, pudemos fazer essas simulações, até que as câmeras estivessem reguladas para captar essas situações sem nenhum erro”, sublinha. “Todos os equipamentos da Infleet passam por provas assim, para testar e ajustar configurações, até serem definitivamente incorporados ao portfólio da empresa”.
O laboratório da Infleet é de uso da equipe de hardware, mas aberto à participação de colaboradores de outros setores, para que possam acompanhar e compreender as soluções e suas funcionalidades. A implementação dessa estrutura e equipe específicas se deu em 2022, e desde então vem passando por constante aprimoramento.
A startup foi fundada em 2018. Nestes seis anos, registra crescimento médio anual na casa dos 150%. Além disso, vem obtendo diversos reconhecimentos do mercado. Por exemplo, estar na lista das 100 Startups to Watch de 2022, 2023 e 2024; ser classificada pelo GPTW como a melhor empresa para se trabalhar na Bahia e a 15ª do Brasil; e figurar entre as empresas do Scale-Up Endeavor 2023.
Também foi premiada pelo Black Founders Fund, programa da Google for Startups, como “Melhor Startup”; um de seus fundadores, o atual COO, Vitor Reis, recebeu o prêmio de Melhor Founder (fundador).
Em março último, a Infleet anunciou a conclusão de uma rodada de captação de investimentos de R$ 10 milhões, aporte liderado pela Indicator Capital. Entre as empresas clientes da startup, estão corporações como Unimed, Buser, Centauro, Vopak, Bio Sanear, UniBeer, entre outras.
Por sua vez, o Parque Tecnológico da Bahia existe desde 2012. Situa-se na capital, Salvador. “Além de promover o compartilhamento de conhecimentos, ideias e experiências, o Parque Tecnológico da Bahia realiza a incubação de startups baianas, impulsionando o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores no estado”, informa o texto de apresentação.
MAIS INFORMAÇÕES
Sobre a Infleet: https://infleet.com.br/
Sobre o Parque Tecnológico da Bahia: https://parquetecnologico-ba.